O Meu Trabalho

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o corolário da cultura Chinesa! Não é somente a mais antiga das medicinas, mas também a mais praticada ao longo da História da Humanidade.

Aliás, a este propósito, refira-se que o livro que serve de base à doutrina da Medicina Tradicional Chinesa, comparável ao Corpo Hipocrático na Medicina Ocidental – o livro do Imperador Amarelo (“Yellow Emperor Canon of Internal Medicine”) -, data de 500 a 200 anos Antes de Cristo… Neste texto, que é o mais importante e antigo da Medicina Chinesa e da teoria Daoista, o Imperador (à data), curioso e ávido de perceber a teoria da vida e a explicação para a doença, vai colocando questões a um dos seus médicos, e este responde-lhe com base nos pressupostos da cultura médica oriental.

O princípio da Medicina Tradicional Chinesa são simples e complexos ao mesmo tempo. Assentam no facto de que a energia (ou o qi), circula no organismo através de vias específicas chamadas de Meridianos, e que essa energia sofre influências de agentes externos (frio, calor, humidade…) ou internos (emoções, sentimentos), a patologia surge naturalmente como consequência de um desequilíbrio de forças induzidas por estes vectores, sendo o objectivo desta doutrina médica e filosófica, auxiliar e repor a função natural do corpo humano, pelos métodos conhecidos menos invasivos.

Contrariamente aquilo que é o senso comum acerca da MTC, esta não se esgota unicamente na vertente da Acupunctura, existindo uma multiplicidade de modalidades contempladas numa consulta de MTC. Entre estas, refiram-se a Fitoterapia Chinesa, a Massagem Terapêutica Chinesa ou TuiNa, o QiGong, a Auriculoterapia, a Reflexologia, a Dietética e a Psicoterapia (esta com base nos fundamentos filosóficos da doutrina subjacente).

Se um dia visitar a China, especialmente algumas províncias, fique atento à organização do seu sistema de saúde. Verá que existem Universidades e Hospitais dedicados inteiramente a uma das modalidades acima referidas. Não estranhe pois, se der de caras com um hospital onde se aplicam unicamente técnicas de Acupunctura, outro de qiGong ou ainda simplesmente Farmacoterapia Chinesa… Afinal, sempre são 5000 anos de conhecimento!